“Custo é como unha temos que corta lá sempre!”
Esta frase faz todo sentido quando nos referimos sobre custo, porém é importante analisar o contexto e os impactos das decisões tomada numa corporação para não sair cortando tudo!
Preparei 05 dicas que iram ajudar você a reduzir custo de forma estruturada:
1. REVISE SEUS CUSTOS REGULARMENTE
Reduzir custos não é tão simples assim, então não se trata de cortar o famoso cafezinho! Até porque corta ló não vai ajudar muito em termo financeiro e ainda pode causa reclamação desnecessária de seu time.
É importante não só olha para as contas obvias como internet, água, luz, aluguel, mas buscar alternativas menos obvias por exemplo já analisou quanto você pago em tarifa bancaria? Será que não existe outro banco que atenda sua demanda e não cobre tarifas?
Se você trabalha com fornecedores, verifique os contratos e veja a possibilidade de renegociar algum item do contrato ou mudar de fornecedor com contratos mais reduzidos.
O segredo é revisar custo regularmente, mas sem focar apenas em cortar itens. Muitas vezes ao invés de cortar, você pode substituir aquele custo por algo mais eficiente. Analisar item a item regulamente pode trazer algumas ideias interessantes para redução de custos.
2. FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO
Tudo começa de um bom planejamento e não estou falando planeja apenas seus custos, mas sim um planejamento como um todo. Não sei se você já observou que um planejamento de venda mal feito pode te trazer muita dor de cabeça, pois ira aumentar muito teus custos. Sim! É isso mesmo! Exemplo se vender muito mais do que planejou, gastara mais com horas extra e precisara contratar fornecedores de ultima hora sem fazer uma cotação adequada. E se vender muito menos do que planejado terá que fazer queima de estoque ou desativar um serviço que foi mal planejado.
Planeje tudo! Faturamento, Despesas, Contratações etc. Faça um plano Estratégico para um plano regulamento.
É obvio que imprevisto acontecem, mas a intenção aqui é deixa o máximo as ações planejadas. Tudo que precisa ser resolvido de ultima hora fica mais caro.
3. ANALISE SEU ESPAÇO FÍSICO
A estrutura física que você tem hoje é necessário? Poderia haver uma redução de espaço? Uma mudança de espaço físico pode ser trabalhosa, mas com certeza é uma forma de reduzir custos muito consideráveis no longo prazo.
A empresa pode mudar um coworking ou espaço menor ou contrata ´pessoas que trabalhe como home office isso se tivermos falando de escritório é claro.
4. CONSIDERE A TERCEIRIZAÇÃO
Tudo aquilo que não é seu negócio principal o chamado “CORO BUSINESS”, pode ser terceirizar serviços que tomam muito o seu tempo e impedem que você foque em trazer mais faturamento.
Contar com os serviços de empresas externas pode ser a solução reduzir gastos com a seleção, contratação e treinamento de pessoal.
5. ENVOLVA SEU TIME
Reduzir custos precisa ser uma análise constante da empresa como um todo. Tragar pra justo sua equipe, explique a importância deste tema e mostra porque eles devem se preocupar com o assunto.
A equipe está na linha de frente e pode encontrar desperdícios e trazer ideias muito interessantes que você não identificaria sozinho.
DICAS BONUS: AUMENTE SEU FATURAMENTO
Aumentar o faturamento é uma ótima forma de diluir seus custos fixos.
Existe muitas dicas para aumentar seus faturamentos, mas esses já é um tema para o próximo artigo =)
Espero que tenha ajudado, deixo um grande abraço! Boa sorte em sua jornada empreendedora! Até aproxima com muito mais informações para você! Sou Lucielle Pegado, Contadora formada pela Faculdade Mauricio de Nassau; pós-graduada em MBA de Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Instituição Grupo Estratego Ltda./ INEX Instituto Nacional de Educação e Extensão. Sou mãe de um adolescente e adoro passar meu tempo com ele. Minha vocação é ensinar ao empreendo a como gerir melhor seus negócios. .
E-mail: pegadolucielle@gmail.com